QUEM AMA TEM CIÚMES ?!

Ou como dizia Chain Samuel Katz: "Nós não temos ciúme; é ele, este sentimento, que nos têm".
...Mas quem gosta de dividir a pessoa amada com alguém?
...Então, quando entra o ciúme?
...O ciúme nem sempre vem de fora para dentro, pode vir de nossas inseguranças, de nossas fantasias e medos. Ameaçando, destruindo e até mesmo levando ao rompimento da relação. No relacionamento amoroso estamos sempre pensando no ser amado, no que já foi vivido, na troca de carinho e de prazer, sempre estamos construindo e reconstruindo a relação no nível do pensamento, garantindo assim que continuemos investindo no futuro dessa relação, muitas vezes "idealizando". E é aí que muitas vezes as coisas saem erradas, pois o que foi "idealizado", sonhado, não corresponde com a realidade. Muitas vezes há uma grande distância entre o sonhado e o realizado.
Uma relação amorosa não se sustenta só com sonhos, ela é baseada principalmente com a realidade, com a troca, com o relacionamento em si. A relação idealizada tem que estar congruente com a realidade e para que isso ocorra passamos a buscar sinais do amor, provas, atos e gestos amorosos. Quando não encontramos ou não encontramos do jeito que imaginamos, cria-se o ambiente favorável para a instalação do ciúme, que traz junto a possível introdução de um "terceiro" na relação.
...Tipos ciumentos
...Com o surgimento de um terceiro na relação, ou a simples possibilidade, conduz a alguns tipos de reação e de tentativa de resolução. Um desses tipos é o "tipo heróico" aquele que aceita e admite o interesse e até mesmo o amor do seu par por outra pessoa, tendo como fala: "Pode ir, se é isso que você quer" ou mesmo "Tudo bem, contanto que você seja feliz".
...Mesmo estando com raiva, magoado ou mesmo com ódio, tenta superar, se submetendo a tentar ser do "jeito" que a pessoa amada deseja, ou no mínimo do jeito que ele acha que o "amado" gostaria, passando a imitar e ter como modelo o "terceiro".
...Outro tipo é o "passional", sua característica é baseada na exclusividade do prazer, por exemplo: "Só ele me dá prazer", "Sem ele não vivo", não é apenas uma busca é muito mais do que isso, chega a ser uma necessidade, passando do desejo, do prazer, para a dependência e necessidade. Este tipo acontece na esfera do pensamento, então muitas vezes a introdução do "terceiro" é fantasiosa, só acontece na fantasia, sem correspondente na realidade. O ciúme neste tipo é muito forte e persecutório, podendo tornar a vida do "amado" um verdadeiro inferno.
...Existe a "paixão unilateral" que se estabelece na eminência de uma separação, instalando-se imediatamente o ciúme, pois a pessoa vive o tempo todo achando que vai ser abandonada, rejeitada, trocada, descartada. O "amado" passa a ser a única fonte de prazer. "Prefiro morrer a perder a pessoa amada".
...Doses de ciúmes
...Podemos falar em três gradações de ciúmes. O ciúme normal, a pessoa fica triste, tem sentimento de perda ou mesmo pensa ter perdido o "amado", causando dor e sofrimento. A pessoa sofre uma ofensa ao seu narcisismo, e sua auto-estima fica comprometida. Pode também se sentir responsável pelo rompimento, pela perda, ficando ainda mais deprimida.
..No ciúme projetado, a sua característica é a própria infidelidade praticada por um dos parceiros, ou no desejo de ser infiel. Não podemos descartar que a fidelidade sempre estará sujeita a tentações, pressões e cobranças, as pessoas que tendem a projetar o ciúme sempre estão negando seus desejos suas dificuldades, ou até mesmo suas infidelidades. Quanto mais sentem essa pressão, mas elas suspeitam da fidelidade do amado, aliviando assim sua própria consciência.
...A terceira gradação é o ciúme delirante, classificado nas formas da paranóia. É a gradação mais forte, chegando a ser patológico, onde o ciumento transforma a relação dual em triangular, onde o "amado" passa a ser objeto de ressentimento, de frustrações atuais ou do passado, o "amado" passa ser a parte ruim da pessoa.O ciumento nessa gradação se sente muito enganado, abandonado, e começa a criar uma realidade cheia de histórias e mentiras, ele passa a acreditar nessas histórias e começa a contra-atacar, a reagir. As formas de contra-ataque podem ser das mais brandas até as mais violentas. O ciumento vai envolvendo o "amado" nas suas histórias, confundindo-o, criando as pseudoprovas, trata-se de interpretações delirantes. "Estou sendo traído".
...Para finalizar, gostaria de colocar que quando nos relacionamos amorosamente, deveríamos também fazer uma distribuição dos nossos sentimentos e afetos em outras relações como amizade, família....etc. Pois assim o "outro" não se tornará "tudo" para nós.
ps: Meninas, desculpem a demora para atualizão ! Estávamos um tanto quanto enroladas com infinitas coisas !
Gostaríamos que nos enviassem matérias, ou pedissem. Só assim saberíamos escolher melhor nossos assuntos, junto as necessidades de vocês !!
Beijão a todas !!
Posted by Min e Bah !
Está imperdível ! Não deixem de passar por aqui nos próximos dias para conferir !
Também não deixem de comentar, de expressar suas opiniões mais sinceras !
9 Comments:
Eu sempre digo que não sou ciumenta, eu sou cuidadosa!rs
Não faço escândalo,mas sei exatamente amrcar meu território silenciosamente.
O Rodrigo que: " Eu NÃO sou ciumento!", bate no peito, abre os braços parece até que vai voar, mas qnd me vê no msn ou respondendo scraps do orkut, fica cm uma cara, sem noção, faz biquinho e tudo, tem que ver gente!
Já tivemos um problema sim por causa de maus entendindos, na verdade: INTRIGA DA OPOSIÇÃO, comio diz o nosso Presidente da República!
Foit errível gente, minha sogra disse que teve de dar água com açúcar pra ele:/ eu não consigo imaginar a cena, pois ele é tão calmo, tão discreto....mas dps tdo ficou bem e eu coloquei o fulano da intriga sabe, no lugar dele!
Hahahahaha
BjOs
Meninas, eu queria dar uma opinião: que vcs falassem algo sobre parto interrompido...sobre a felicidade da mulher ao saber que está grávida sendo substituída pela frustração por sofrer um aborto espontâneo.
Acho que seria uma boa...
BjO
Amiga, eu fiz um testo hoje com o título "você é ciúmenta?", olha que coinscidência! Mas foi balela pq eles botavam situações absurdas e a gente tinha que agir naturalmente, se não "ah vc eh ciumenta!" hahahahaha Que ódio, eu nem sou tão ciuemnta assim, JURO de pé junto! huauhahuahuahuahuhauahu
Ah tem situações que não dá, né... não suporto falta de respeito!
aiiiii!!!!!! como diz a música do ultraje a rigor, eu me mordo de ciume!!! mas sei disfarçar bem!!!hehehe!!! sou ótima atriz!!!!
bah e Yasmin!!!! quero pedir um post... vcs poderiam fazer um post sobre comportamento da mulher diante do luto... seria legal... se kiser, posso te mandar um depoimento sobre...
hahaha
sou ciumenta.. mas to controlada, tento nem ligar mais, ahuahauhau
Beijão, adorei o post!
SEÇÃO TRANSFERÊNCIAS ATUALIZADA DIARIAMENTE
AH EU TENHO CIUMESSSS!!! RS
Gente tenho mais ciúmes quando ele está perto do que quando ele está longe... pode isso?! Acho que tinha que ser ao contrário né... mas sei lá, o que os olhos não vêem o coração não sente.. rs
PREFEITA QUER ENVIAR PROSTITUTAS COM EXERCITO!! LEIA MAIS NA PAGINA CASAMENTO!!!
Bjs, Nine.
olha eu sou ciumenta sim. mas moderada. hehehe. tava na casa de uma cliente vendo umas coisas para o site dela. ai eu apresentei o ju e eis que ela me manda essa:" nossa gatão seu namorado hen?" e meteu o mãozão no MEU BRAÇÃO!!!! eu chamo de meu bração, pq o Ju é meu mesmo hahahaha eu sei que olhei para a cara do Ju e ele entendeu meus pensamentos e falou baixinho "desculpa, li, é inevitável" eu dei um tapinha no braço dele e ele ficou dando risinhos. vê se eu mereço?
meninas quero ver a matéria hen!!!
Eu sou ciumenta sim!
e deixo bem claro isso pra ele....hihihi
E ele tbm eh...
mas somos discretos...fica apenas no olhar e nos apertos nas maos....
ihhii dps eu smp digo eh sr Geovani se cuida se nao te larog aqui ermo hein?!
e ele diz e vc tbm viu naquela faculdade.....
aaii.. eu sou ciumenta sim! e ele tbb!
mas naum eh nada ohhhhhhhhh... eh na medida certa!
a algum tempo atras, era diferente!
eu era locaaa... auhauuahua morria de ciumes e ele... ele naum demosntrava o ciumes!
ai jah viram neh ¬¬
a gente vivia brigando! ele pq eu era mto ciumenta e eu... pq ele "naum sentia" ciumes!
mas agora tah tudo bem... =)
agora existe mais respeito um pelo outro!
Postar um comentário
<< Home