PROBLEMAS DE CASAL

“Qual é o casal que não tem problemas de relacionamento no seu dia a dia? E como é que o casal administra e resolve esses problemas?
Todos nós idealizamos dentro de nós o perfil da pessoa com quem queremos nos casar e viver, se possível, até que a morte nos separe (quem nunca ouviu falar daquela expressão entre as mulheres: meu príncipe encantado, o homem perfeito?).
Muitas vezes, ao iniciarmos um relacionamento com alguém, apesar de não aceitarmos a pessoa como ela é, vivemos querendo que ela corresponda às nossas expectativas, que ela seja aquela pessoa pensada, sonhada, idealizada por longos anos enquanto aguardávamos, ansiosos, a sua chegada em nossa vida.
... Quantos casamentos são desfeitos porque os parceiros não aceitam-se como são?
... Vou citar um exemplo comum do que vejo sempre em meu consultório... Várias mulheres chegam ao consultório dizendo estarem espantadas com o comportamento dos seus maridos. Invariavelmente elas dizem: “mas ele não era assim antes de se casar, não eram assim no começo do namoro... Por que foi que ele mudou?”
... Será que os maridos e namorados mudaram mesmo? Ou será que só agora elas estão vendo claramente quem são esses homens com quem se casaram? O mesmo vale para os homens que muitas vezes se perguntam: “Por onde andará aquela garota maravilhosa pela qual eu me apaixonei? Será que ela existe mesmo ou foi fruto da minha imaginação? Acho que ela me iludiu...”
...... Não é interessante como as pessoas tem dificuldade para aceitar os “defeitos” dos outros?
... Quem não conhece ou já ouviu aquela célebre frase: “Quando casar, sara!” O que significa dizer que muitas pessoas acreditam piamente que ao se casarem serão capazes de “consertar” os defeitos e “manias”do parceiro, que o parceiro será transformado na pessoa idealizada e desejada!
... Os problemas entre o casal começam no momento em que não existe a aceitação do outro como ele é mesmo, ou seja, quando começamos a exigir do outro aquilo que NÓS queremos sem perguntarmos se ele quer ou não, se ele está ou não disposto a fazer o que queremos. Tudo começa quando não há respeito mútuo!
... Cada um é o que é... Uma pessoa só será capaz de mudar se ele (ela) mesmo quiser, não se NÓS quisermos...Por mais que desejemos isso, é humanamente impossível mudar alguém caso ele (a) não queira!
... Ou aceitamos o outro como ele é, com suas qualidades e defeitos, ou então o casamento/ namoro desmorona!
Dra Olga Inês Tessari -. Psicóloga, Psicoterapeuta e Pesquisadora desde 1984)
Posted by Yasmin e Bah =)
4 Comments:
é bem verdade tudo isso. temos mania de querer a perfeição, e essa não existe. por isso pra ser feliz de verdade, precisamos aceitar aqueles q amamos por completo, com seus defeitos e qualidades. pacote completo! hehehehehe
bjao
Esse texto falou de uma realidade mto grande. O ser humano vive buscando perfeição, msm sabendo que ela existe. E geralmente busca a perfeição no outro e não em si.
Mta gente ainda não consegue entender que defeitos e qualidades fazem parte da personalidade e é isso que nos diferencia um do outro.
Eu penso assim...tsc tsc
Bjus meninas
é concordo com a smeninas!devemos compreender para tb sermos compriendidas né?heheh
bjs
eh migah... eh verdade...
=/
Postar um comentário
<< Home